quarta-feira, novembro 02, 2011

LÁ VEM HISTÓRIA: RICHELIEU!!!

Hoje vamos contar a história desse bordado bastante conhecido: RICHELIEU.

O Richelieu é um bordado de características tradicionais que remonta desde a idade média. Parece desconhecer-se a sua origem. A denominação ocorreu entre 1624 e 1642, pelo uso frequente nas vestes de Armand-Jean du Plessis, cardeal e duque de Richelieu. O richelieu chegou ao Brasil através da colonização portuguesa. 

O bordado Richelieu ganhou fama sendo sinônimo de riqueza, distinguiu-se por sua técnica, no qual os fios do tecido são delicadamente retirados até formarem verdadeiros desenhos vazados. É um trabalho que carece de bastante perícia. A sua confecção (principalmente em tecido de linho) tem requisitos especiais (para a perfeição do seu acabamento). Os espaços a recortar que contornam o desenho no tecido, são depois tecidos em linha, as chamadas brides (elo de ligação entre os desenhos).
Este bordado, além de ser bastante procurado/apreciado, pode ser executado, em toalhas, naperons, cortinados, camisas, colchas, quadros, etc. dando uma real beleza a qualquer ponto ou canto onde seja colocado. Como qualquer outro bordado, o trabalho em Richelieu além de obedecer aos seus desenhos padrão/característicos, está há disposição da criatividade do Artesão.

O bordado richelieu pode ser feito em qualquer tecido que não desfie. Crepe, cambraia, popeline, jeans são comumente utilizados. Para desenvolver o bordado, o primeiro passo é fazer o desenho. Depois, são feitos cortes e começa o bordado na região previamente desenhada, à mão ou à máquina. Os fios são delicadamente retirados até formarem vazios entre os motivos.


Baci e Ciao!! 



Postado por Ana Ravena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...